Quando o relógio bate, e você sabe que está na hora.
Comemorando a mais nova grávidinha de São Paulo, resolvi finalmente escrever um post sobre a Maternidade.
Primeiro vamos aos fatos:
Fato 1: Um dia você acordará com uma vontade louca de ser mãe.
Fato 2: No dia seguinte essa vontade já terá passado
Fato 3: Quando cair na gandaia e passar a noite acordada bebendo com os amigos essa idéia terá sumido
Fato 4: Quando viajar com seu marido para bem longe e estiver curtindo o ar de uma cidade que está conhecendo pela primeira vez essa idéia parecerá loucura total da sua cabeça.
Fato 5: Um dia você acordará novamente com uma vontade maluca de ser mãe.
Fato 6: No dia seguinte essa vontade terá piorado.
Fato:7,8,9: A idéia começa a te perseguir e você pensa nisso toda vez que vê uma mulher grávida, ou um bebê (bem calminho, claro!)
Fato 10: Está na hora!
Sempre sonhei em ser mãe e já me peguei diversas vezes imaginando como será a carinha deles, qual nome, quantos filhos terei, menina ou menino (eu acho que menina), se vou adotar, etc...
Isso tem crescido dentro de mim (Acho que me encontro no fato 8 para 9, na verdade tb já estive no 10) quase como uma gestação de fato, ou seja a vontade não passa, só cresce e acredito estar preparada para o fato10. Acho que filho retrata a vida de um casal que se ama muito e que esse amor acabou transbordando e foi preciso uma criança para que esse amor não se perdesse (a vida não é tão romântica assim, mas deveria).
Isso muito provavelmente acontecerá em minha vida, venho preparando meu corpo para isso, e mais que meu corpo a minha cabeça e a do Fefe também. Tomar essa decisão é muito difícil, um filho muda de fato a vida das pessoas e mudará para sempre, uma vez depois de realizada não se poderá NUNCA mais voltar atrás. Serão momentos de alegria, satisfação e felicidade misturados com preocupação, stress, impaciência e cansaço, mas isso sempre vem em toda escolha que fazemos na vida.
Ano que vem será a minha vez de formar tias babonas e claro que de ser uma tia babona também, até porque Disney 2007 está em pé e lá as porteiras serão abertas para uma viagem sem volta e então poderei exercer mais um papel em minha vida. O papel de mãe!
Patifous, que tudo corra bem para vc, que vc não enjoe, que não tenha azia e que fique linda de morrer, que não se perca nas fraudas,que compre muitas roupinhas lindas, que seu bebe seja tão lindo como você e o Ada, que seja perfeito e com muita saúde, que traga muita luz a vida de vcs.
Abaixo segue um poema escrito por uma colega minha que agora é mãe de 2 meninas.
MÃE DE PRIMEIRA VIAGEMPor Tatiana Kligerman
Os longos dias de espera pelo resultado positivo, os nove meses de gestação, a busca pelo quarto perfeito, os livros, os sonhos. E quando achamos que tivemos tempo suficiente para refletir sobre a chegada do bebê, aquela carinha linda nos lança seu olhar pela primeira vez... e aí nos damos conta de que nada nos preparou para a maternidade.
Talvez por isso tantas grávidas de primeira viagem se sintam inseguras com a proximidade do parto. No início da gravidez, com tudo tão meticulosamente planejado, vislumbramos o momento em que uma voz dentro de nós irá dizer: “Pode ser hoje, estou pronta”. Esqueça. E relaxe.
A verdade é que a grande parcela de todo esse preparativo vem depois que damos à luz. Prepare com calma o enxoval, o berço e toda a parafernália. Deixe o resto por conta da mágica que nos invade ao ouvir o primeiro choro. Trata-se de uma coreografia perfeita: o bebê sai, a lágrima escorre, e a gente, do nada, aprende tudo.
Sabe aquela mulher que nunca pegou recém-nascido no colo, achando que não tinha “jeito”? Quando ela tem seu primeiro filho, estende os braços à enfermeira com a tranqüilidade de quem fez isso todos os dias da sua vida. E o primeiro banho, tão temido e escorregadio? As mãos driblam o sabonete com toques firmes mas delicados, sem nenhum vestígio daquela insegurança que assombrava as últimas noites de barrigão.
É tanto amor dentro da gente, que todo o medo vai-se embora. Tudo de repente fica fácil e descomplicado. É cansativo? É... Cólicas de acordar os vizinhos, noites mal dormidas, fraldas e mais fraldas e mais fraldas. Mas bastam 5 minutos na outra ponta da casa para bater uma saudade incontrolável: “Vou só ver se está tudo bem”. O pai olha desconfiado e diz que não precisa. “Só uma olhadinha”, a mãe insiste. Não adianta, pai não entende essas coisas!
Mas, de tudo isso, nada se compara à experiência de amamentar. Impagável aquele olhar de prazer de quem devora picanha com fritas; o baile da mãozinha em direção à nossa boca como que pedindo um beijinho; aquele corpinho perfeitamente embrulhado no seu, de novo lembrando como a natureza é perfeita. Pra isso a gente não se prepara. Só sonha.
E então, preparada? Tenho certeza absoluta que não. E nem queira estar: deixe a surpresa iluminar esses momentos lindos. Concentre-se no que é mais sagrado: o amor que você dará ao seu filho. Porque, para isso, ele está preparado.
6 comentários:
Se tiver paciência, leia! E se depois disso, ainda estiver no fato 10 é porque chegou meeesmo a hora hahha! Bjo
Filho é bom mas dura muito
(Mario Prata)
Aproveita agora, porque, depois que o seu filho, nascer, voce nunca mais vai ter sossego na vida. Voce nunca mais vai dormir.
Aproveita agora, que ele ainda não tem cólicas noturnas e ainda mama nas horas certas, porque depois a sua vida se transformará num verdadeiro inferno noturno.
Aproveita agora, que os dentinhos dele não começaram a nascer e, quando isso acontecer, não vai ter Nenedent que o acalme.
Aproveita agora, enquanto ele não engatinha, porque, quando começar a arrasar a casa e a derrubar cadeiras e bibelôs e lustres e a comer jornal, só vai dar dor de cabeça.
Aproveita agora, antes que ele comece a andar. Aí acaba o sossego. É o perigo de ele bater a cabeça nas quinas das mesas, cair e meter a boca no chão, puxar panela do fogão. É um transtorno, filho andando. Ele correndo pela casa e voce atrás.
Aproveita agora, que ele ainda não sabe ler e pedir o que quiser no restaurante. A única vantagem é voce não precisar ficar traduzindo os filmes para ele.
Aproveita agora, enquanto voce programa as férias dele e ele ainda não ouviu falar no Disneyworld.
Aproveita agora, que ele ainda não entrou na adolescência. Pois, quando entrar, voce nunca mais vai ter sossego, nunca mais vai dormir. Não se esqueça da íntima relação entre a palavra adolescência e adoecer. Não ele, mas sim, voce.
Aproveita agora, que ele ainda não está nem fumando maconha e nem acabando com o seu uísque e aquela cervejinha que voce tinha certeza que estava na geladeira te esperando do trabalho.
Aproveita agora, que ele ainda não tomou nenhuma bomba e voce ainda acha que ele é tudo que voce sonhou, porque, quando ele repetir de ano, voce fará – para voce mesmo – a eterna pergunta : “Meus Deus, onde foi que eu errei ? “.
Aproveita agora, que ele ainda não entrou na faculdade, porque, quando entrar, vai pedir um carro para ele ou usar o seu.
Aproveita agora, que ele ainda avisa quando vai dormir fora de casa, e voce pode dormir sossegado e não pensar em ligações desagradáveis para a polícia, o hospital e, o pior de tudo, para o IML.
Aproveita agora, que ele ainda não tem filhos, porque, quando tiver, é voce quem vai tomar conta deles nos fins de semana. Seu sossego chegará ao fim, logo agora que voce se aposentou.
Aproveita agora, porque ele está pensando em te colocar num asilo de velhinhos.
Como disse estou no fato 8 para 9 e após ler esse texto permaneço nessa faixa.
E vc em qual fato está?
Bjs
Acho que ainda estou no fato 5... fui ver o neném da Elisa, por exemplo, e fiquei pirada, ele é a coisa mais lindinha do mundo... ao mesmo tempo, não conseguíamos conversar! Confesso que fiquei um pouco aliviada de poder ir embora, chegar em casa, pegar um livro prá ler e não ter que me preocupar com isso ainda rsrrs... a mesma coisa com o Henriquinho... achei uma delícia passear, brincar, devolver e sair prá jantar hahahaha!!
Mas é aquilo que o Vinícius já dizia: Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-los?
puxa... chorei....
adorei estar no seu blog, obrigada pelo carinho, torcida e amizade.
não li os posts da sua amiga porque já passei da fase 10, né? : )
Um beijo, minha linda!!
Patifous
Chorar,é muito coisa de grávida!
Beijos minha linda e se cuida agora, mais do que nunca!
Debis
Aêeeee!!!! :)
Eu tb querooooooooooo!!!! Já nem sei mais que fase eu tô agora...já passei por todas Debs...acho que estou na fase 9/5...pode ser? A idéia me persegue, fico histérica qdo recebo notícias de amigas grávidas*, mas infelizmente ainda não é a hora...na minha actual conjuntura tenho que aguentar a barra e dar um jeito de acalmar os meus hormônios... Acho que tudo tem a sua hora pra acontecer e eqto não chegou a minha vou curtindo a hora das minhas amigas...né Patifous*?!!! Logo és tu Debs...:)
AMIGAS LINDAS um beijo carinhoso com "cheirinho de bebê"! :)
Postar um comentário