sexta-feira, junho 29, 2007

Fim do CCI e não foi em pizza

No dia 21 desse mes fizemos o nosso evento de conclusão do curso. Foi excente, digno de nota dez (mas ainda não sei a nota). Os trabalhos para a realização desse evento começaram em fevereiro e de lá até o dia foram muitos encontros para definir cardápio, a complicadissima lista de compras e utensílios, decoração, som, luz, imagem, flores, vasos, layout do cardapio, serviço, visitas ao Ceagesp, e a liberdade, ordem dos pratos, definição do layout do salão, quantidade de pessoas, mesas, garçon, teste das receitas, fichas técnicas e tudo mais que se precisa para organizar um evento.

O trabalho pesado começou na quarta, vesperá do evento onde ficamos umas 8 horas na cozinha realizando o que se chama de pre preparo do evento e no dia foram 13 horas de muito trabalho e correria.

Nosso cardápio, asiático, possuia 17 receitas originais de 5 paises (Japão, China, Thailandia, India e Vietnã) e foi um menu degustação, tendo um pout-pouri na entra da e na sobremesa. O serviço, fundamental para um bom evento, também funcionou de acordo com as nossas expectativas e o feed back que tivemos que foi um dos melhores eventos realizados em nosso semestre.

Claro que devemos isso a ajuda do nosso professor japa Marcio e da nossa querida monitora Marcela (todas as classes tem a sua monitora, que é a pessoa que junto com o professor auxilia os alunos na sala de aula e claro, sempre arruma aquele tempero que falta no mise en place, mas que tmabém cobra das panelas estarem limpas e brilhando no final da noite. O grupo ta´mbém foi excente e olha que 7 mulheres cheias de personalidade trabalhando junto não é fácil não, desentendimentos aconteceram, mas nada que abalasse a nossa meta que era de realizar um evento nota 10 ou a nossa amizade que espero sinceramente que se extenda, independente de termos finalizado o curso.

Agora vão umas fotinhas do nosso fotografo Cacau.

















Mais fotinhas no Flickr

domingo, junho 24, 2007

Viajando...e muito

Minha cabeça anda por ai, em qualquer lugar que eu não sei falar por onde, mas não comigo, isso eu tenho certeza. Para acompanha-la (acompanha-la quero dizer sair de casa, não obrigatoriamente irmos ao mesmo lugar), pedi ao Fe para planejarmos uma viagem bate e volta neste findi.

Resolvemos ir para Campos de Jordão e apesar de estar totalmente introspectiva foi ótima a viagem, o céu de brigadeiro ajudou com certeza, a temperatura gostoso ainda mais. Foram 2 horas de carro, numa estrada lotadas de Harleys por todos os lados (sim, os motoqueiros tb foram para Campos), chegamos lá na hora do almoço e demos de cara com um centrinho, lindo, organizado e claro lotado. Almoçamos uma deliciosa comida alemã no Baden Baden, fomos depois em uma fabrica de chocolate e depois fomos fazer uma visita (bem pobrinha aliás) na Fabrica da Baden Baden, que só valeu pelos 2 chops que ganha no final do passeio. Na volta um por so sol maravilhoso nos acompanhou até São Paulo.

Domingão tb foi dia de viajar, ou melhor fazer planos para a nossa viagem de final de ano para a Disney que finalmente vai sair, esta perto e agora estamos em preparativos finais para então só restar a contagem regressiva.

É isso, fotinhas no flickr.

Debora

sexta-feira, junho 22, 2007

Enfim, uma Chef diplomada

Sucesso absoluto!! Acho que posso dizer que foi assim que terminou o meu curso.

Em um ano de curso, aprendi tantas coisas, conheci tantas pessoas, trabalhei com outras tantas pessoas que nunca pensei em trabalhar.

Estudei um pouco da química dos alimentos, da historia da gastronomia, sobre a Anvisa, vi como é sofrida a vida de um cozinheiro, sobre segurança de trabalho, como elaborar um cardápio, como cobrar, como garçon é um bicho difícil.
Aprendi também as maravilhas de algumas das cozinhas do mundo, viajamos nas aulas para a França (claro, essa berço da gastronomia tinha que ter uma grande participação)e suas diversas regioes, Marrocos, Grécia, Líbano, Espanha, Portugal, Itália, Japão, Vietnã, Thailandia, China e claro nosso Brasil e sua imensa diversidade de comidas. Não faltou também as bebidas como Vinhos, cervejas, cafés, drinks e sucos.

Experimentei de tudo, Ovo Milenar, Tucupi, Soja fermentada, Coq au Vin (Galo cozido no sangue), Tacaca, Escargot, muito caviar e claro a cigarra.

Aprendi a cortar, fritar, empanar, milhões de pontos de calda de açúcar, a combinar sabores, a substituir ingredientes, abrir massa, aprendi que não existe carne de segunda, aprendi a desoçar galinha, coelhos, codorna, carneiro, porco, limpar peixe, camarões, lagostas, ostras,flambar, bater bolo, enrolar brigadeiro, fazer macarron, fazer a massa de macarrão, tudo isso de forma organizada, em modo de produção, rápido e limpo.

Vi que seguir receita é fácil, mas cozinhar com técnica é difícil, requer atenção, organização e palpiteiros de plantão bem longe da cozinha.

Percebi que dentro da área de A&B (alimentos e bebidas) existe um enorme mundo, e áreas de trabalho que possibilita muitas profissões além do simples cozinheiro.

Enfim, o curso acabou ontem e hoje já estou com saudades, de ir para Interlagos todos os dias, pegar transito, colocar meu uniforme, pegar a minha mala de facas e correr para o Mise-en-place na minha linda cozinha. Alias, cozinhar em casa depois de cozinhar no Senac é um saco, pois sempre faltam ingredientes, o fogão lá é uma maravilha e é possível ferver um caldeirão de 10 litros de água em poucos minutos.

Mas uma nova fase começa, não mais na cozinha do Senac, mas na cozinha de meus muitos clientes espalhados pelo Mundo.

Bjs da Chef!

segunda-feira, junho 18, 2007

Cozinhando com glamur

Nessa semana que passou trabalhei no SPFW. Foi um trabalho super gostoso, cansativo, repetitivo e possibilitou muito aprendizados.

No começo da semana fizemos um coquetel para 700 pessoas, e isso na cozinha significa que teriamos no mínimo 1500 unidades de cada item do cardápio, então foram 2 dias de pré preparo para então no terceiro dia, depois de muito trabalhar servir finalmente a comida.

Agora no final de semana fizemoz um almoço para 30 pessoas, em um salão lindo comas mesas montadas perfeitamente. O Cardapio super fashion remetia ao estilista Courrege (inventor da mini saia) e lembrava suas formas, cores e claro sabores.

O trabalho foi ótimo, correu tudo tranquilo e aprendi muito.

No album, algumas fotinhas.
BJs e boa semana

sexta-feira, junho 08, 2007

Work at Home

Agora eu trabalho em casa.

Mesmo estagiando eu agora faço isso de casa. Meu estagio é com a Michele, minha professora de Comida Francesa. Ela é otima, super alegre, jovem descontraida e depois de me chamar para trabalhar em alguns eventos com ela, me convidou para ser sua estagiária oficial.

Ela faz, exatamente o que eu quero fazer (fora dar aula), ela trabalha como Personal Chef realizando eventos.

Trablahr em casa, requer mais do que nunca disciplina, pois caso contrario acabou o dia e vc não fez nada além de ficar navegando e navegando. Então eu acordo, tomo o meu café tomo banho e dai meu dia começa. Acho que criar rituais é importante para mim que sou super acostumada a trabalhar com cobrança e muita pressão, se não, não sai nada.

Estou realizando alguns orçamentos para a " minha empresa" e quantos mais orçamento tiver na rua, mais chances de fechar e o dinheiro entrar. Pois agora fora o estágio, fazer o dinheiro entrar só depende de mim. E isso será um enorme desafio. Estou feliz, empolgada com a perspectiva de ser autonoma e trabalhar em algo que realmente gosto.


Agora, mais do que nunca é focar energia.