domingo, maio 06, 2007

Serviço de Espionagem

Algumas pessoas sabem, mas vou contar agora que eu fiquei quase 6 horas fazendo um relatorio de cliente oculto.

Vamos do começo, isso começou atraves de um professor meu lá no Senac que tem um empresa que presta consultoria, para restaurantes e hoteis, no treinamento de pessoas para a prestação de serviço.

Então o cliente oculto nada mais é do que vc ir no hotel, ou restaurante, se comportar como cliente, comer como cliente, se divertir como cliente, descançar como cliente, reclamar como cliente, pagar como cliente, ir embora como cliente sem ser na verdade um cliente e sim um espião daqueles bem desgraçados que anota tudo, inclusive nomes, olha cada detalhe, anota cada minuto, cada pedido, cada suspiro que o garçon dá, cada ervilha a mais no prato e pior sabe exatamente como você garçon, hostess, maitre, recepcionista, telefonista, capitão porteiro, menssageiro deveria se comportar. Dessa forma vc consegue avaliar de forma prática se o treinamento está ou não sendo seguido, sendo efetivo, e como cada funcionário trabalha na prática.

Depois de tudo isso vc faz um mega relatorio e pronto, está feito o cliente oculto. Pra quem ve de fora parece a melhor coisa do mundo e muitas vezes é.
Posso dizer que sou habitue de um dos melhores restaurantes de São Paulo por conta disso, ainda consigo casar datas importantes com os clientes ocultos, levar amigas, mamys, comer entrada, prato principal, e sobremesa sem nem me preocupar com o valor da conta, mas as vezes é chato como hoje que levei 6 horas para fazer o relatorio.

E ele é mais ou menos assim:


Chegamos no hotel as 9:00s e o movimento de carros na porta era enorme, fomos informados pelo manobrista que a espera era de 1:20. Subimos e fomos até a hostess que nos comprimentou e nos desejou boas vindas. Em seguida perguntou se iriamos jantar ou ir apenas no bar, informamos que iriamos jantar e então ela nos informou que a espera seria de 1:20, perguntou o nome do meu marido e falou que poderiamos ficar a vontade no bar que elas nos chamaria assim que a nossa mesa estivesse pronta. Meu marido falou para ela - Estamos em comemoração de aniversário de casamento, se vc conseguir agilizar as coisas seria melhor. - Ela falou que infelizmente não poderia ajudar e que teriamos que esperar como todo mundo. A hostess não disse seu nome (japonesa magrinha), não nos acompanhou até o bar, não perguntou se conheciamos a casa.

Enquanto nos iamos até o bar, percebi que haviam 6 mesas vazias no salão (mesas grandes redondas, mesas de 2 pessoas e aquelas mesas altas). Chegando no bar fomos atendidos pelo garçon Waldir que nos acomodou no lounge (banquinhos perto do sofá),pois todo o restante do bar estava bem lotado, inclusive a área da piscina, ele perguntou se estávamos esperando uma mesa no restaurante e quando afirmamos que sim ele perguntou em nome de quem estava a espera. Em seguida trouxe o cardápio. Na mesa de apoio tinha amendois. As 9:18 fizemos sinal para nosso garçon para pedirmos as bebidas, perguntei a ele a respeito de um drink - Caipirinha Mango Apeach - se a vodka era de manda ou pessego, e ele me informou que era de manga (quando na verdade era de pessego) e meu marido pediu uma caipirinha de lichia. Eu perguntei também se era possível ele servir alguma entrada que fosse do restaurante, mas ele informou que podia servir somente os aperitivos do bar. Nesse momento levantei e foi para perto do "espelho d'agua" e vi que as mesas ainda estavam vazias. As 9:29 a hostess Andrea perguntou para nos se precisavamos de alguma coisa, informamos que estavamos esperando nossa bebida, ela perguntou quais eram e falou que ia ver. A Bebida chegou 1 minuto depois as 9:30 entregue por um outro garçon que não sabia quem tinha pedido qual bebida e a vodka da caipirinha de lichia foi servida pelo garçon na bandeija no momento.

As 9:34 fizemos sinal para o Waldir que veio nos atender para realizarmos o pedido de 2 entradas. Pedimos um temaki e um spring roll, ele apenas anotou o pedido e foi embora. As 9:40 foram colocados os talheres, shoyo, e gardanapo em nossa mesa de apoio. As 9:53 cobramos o garçon de nossas entradas que chegaram na mesas as 9:55. Antes do Waldir ir embora perguntamos a ele sobre a nossa mesa e ele falou que deveriamos ver isso com a Andrea, que estava bem próximo a gente conversando com outros garçons ao lado da mesa onde eles computam os pedidos.

As 23:07 foi concluido o mise en place em função do nosso pedido. As 23:12 fizemos o pedido de mais uma coca. As 23:16 chegaram nossos pratos que foram servidos por um outro garçon, que sabia de quem era cada um dos pratos, ele simplesmente chegou colocou os pratos e foi embora, não dando nem tempo de falar que não havia shoyo na mesa. Fizemos sinal para o Henrique para pedirmos o shoyio e cobrar a coca. O shoyo foi colocado quase que na hora, mas a coca cola chegou somente as 23:22

As 23:42 foram retirados os pratos pelo Henrique que ofereceu sobremesa, informamos que não queriamos e que ele podia providenciar a conta. A conta veio as 23:47, ele agradeceu quando pedi para ele incluir os 10% de serviço e perguntou se tinhamos carro no estacionamento e as 23:50 ele já trouxe o o canhoto para eu assinar. Ao sair falou que podiamos ficar a vontade. Quando nos dirigimos até a porta todos agradeceram a nossa presença.


Bjs e cuidado da próxima vez que for atender a um cliente, ele pode ser um cliente oculto!!! Pior, contratado por vc mesmo!

Nenhum comentário: