sexta-feira, junho 22, 2007

Enfim, uma Chef diplomada

Sucesso absoluto!! Acho que posso dizer que foi assim que terminou o meu curso.

Em um ano de curso, aprendi tantas coisas, conheci tantas pessoas, trabalhei com outras tantas pessoas que nunca pensei em trabalhar.

Estudei um pouco da química dos alimentos, da historia da gastronomia, sobre a Anvisa, vi como é sofrida a vida de um cozinheiro, sobre segurança de trabalho, como elaborar um cardápio, como cobrar, como garçon é um bicho difícil.
Aprendi também as maravilhas de algumas das cozinhas do mundo, viajamos nas aulas para a França (claro, essa berço da gastronomia tinha que ter uma grande participação)e suas diversas regioes, Marrocos, Grécia, Líbano, Espanha, Portugal, Itália, Japão, Vietnã, Thailandia, China e claro nosso Brasil e sua imensa diversidade de comidas. Não faltou também as bebidas como Vinhos, cervejas, cafés, drinks e sucos.

Experimentei de tudo, Ovo Milenar, Tucupi, Soja fermentada, Coq au Vin (Galo cozido no sangue), Tacaca, Escargot, muito caviar e claro a cigarra.

Aprendi a cortar, fritar, empanar, milhões de pontos de calda de açúcar, a combinar sabores, a substituir ingredientes, abrir massa, aprendi que não existe carne de segunda, aprendi a desoçar galinha, coelhos, codorna, carneiro, porco, limpar peixe, camarões, lagostas, ostras,flambar, bater bolo, enrolar brigadeiro, fazer macarron, fazer a massa de macarrão, tudo isso de forma organizada, em modo de produção, rápido e limpo.

Vi que seguir receita é fácil, mas cozinhar com técnica é difícil, requer atenção, organização e palpiteiros de plantão bem longe da cozinha.

Percebi que dentro da área de A&B (alimentos e bebidas) existe um enorme mundo, e áreas de trabalho que possibilita muitas profissões além do simples cozinheiro.

Enfim, o curso acabou ontem e hoje já estou com saudades, de ir para Interlagos todos os dias, pegar transito, colocar meu uniforme, pegar a minha mala de facas e correr para o Mise-en-place na minha linda cozinha. Alias, cozinhar em casa depois de cozinhar no Senac é um saco, pois sempre faltam ingredientes, o fogão lá é uma maravilha e é possível ferver um caldeirão de 10 litros de água em poucos minutos.

Mas uma nova fase começa, não mais na cozinha do Senac, mas na cozinha de meus muitos clientes espalhados pelo Mundo.

Bjs da Chef!

Um comentário:

Paty disse...

Parabéns pela formatura!!

O jantar foi o máximo!

Beijos